quarta-feira, 3 de março de 2010

Dicas da Embrapa para Alimentação Saudável

O consumo mínimo diário recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de frutas, legumes e hortaliças é de 400 gramas, chegando a mais ou menos cinco porções. Mas infelizmente, o consumo do brasileiro atinge apenas um terço das recomendações para o consumo diário desses alimentos. É o que aponta a Pesquisa de Orçamentos Familiares feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Nos últimos trinta anos, houve um aumento significativo no consumo dos alimentos industrializados, ao passo que o consumo de cereais, frutas legumes e verduras caiu vertiginosamente.

Diante desse fato, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com outras instituições, vem desenvolvendo desde 2007 um projeto, que pretende subsidiar ações em comunidades atendidas pelo Programa de Saúde na Família para promover o consumo de frutas, legumes e verduras.
Para apoiar essas ações, a equipe da Embrapa desenvolveu uma série de livretos que já estão disponíveis para download:

12 passos para uma alimentação saudável

Promover o consumo de frutas e verduras – estratégia de saúde da família

Promover o consumo de frutas, legumes e verduras – Programa de alimentação escolar

Promover o consumo de frutas, legumes e verduras – Escolas e creches


É só entrar no link e solicitar o download gratuito. Além desses livretos, que estimulam a alimentação saudável, existem uma série de outros com diversos assuntos sobre agricultura, controle de qualidade na produção de alimentos e desenvolvimento de produtos.

Esses livretos são úteis para quem quer ter uma vida mais saudável, começando pela alimentação e também para profissionais que trabalham com comunidades e que desejam implantar programas de alimentação saudável.

Fonte: Agência Fapesp, disponível em 3/3/2010, por Alex Sander Alcântara: http://www.agencia.fapesp.br/materia/11837/cartilhas-nutricionais.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário