quarta-feira, 24 de março de 2010

O Outono Chegou!!!


Muitos amigos tem se queixado de gripe, dor de garganta e outros sintomas relacionados a queda da proteção do sistema imunológico. Isto se deve à mudança da estação.

Não é só por causa da queda de temperatura ou pelos ventos frios mais frequentes e repentinos, mas por causa de um movimento energético muito bem explicado pelos chineses.

Encrontrei uma boa definição no site Medicina Chinesa


"Elemento Metal – Outono
Quando o Verão passa para o Outono, a energia da Terra transforma-se em Metal. Durante a fase Metal, a energia começa novamente a condensar-se, a contrair-se, volta-se para dentro para se acumular e armazenar. Nesta fase libertamos tudo o que está gasto como as folhas das árvores que caem para poupar a essência. Se nesta fase não houver bastante energia para contrair, não haverá força suficiente para passar o inverno e o próximo ciclo da madeira/primavera será fraco. A cor da fase do metal é o branco, a cor da pureza e da essência.Assim como o metal é a energia refinada extraída da terra e lapidada pelo fogo, o Outono é a estação onde devemos extrair aprendizagens das actividades do Verão.

A energia do metal controla o Pulmão, que extrai a energia essencial e expele as toxinas do sangue e do intestino grosso, que elimina a sujidade, enquanto retém e recicla a água do organismo. O Outono é a estação da Introspecção e da meditação, de reciclar sentimentos antigos, apegos externos e o excesso de emoções adquiridas durante o Verão. Se resistirmos a esta energia e ficarmos aprisionados no passado podemos criar estados de melancolia, de tristeza e depressão, que se manifestam com dores nas costas, dificuldades respiratórias, problemas de pele e diminuição da resistência."

Portanto, quem está revirando armários e "destralhando-se" está movimentando a energia do passado e praticando o
desapego. E isso é muito benéfico, sobretudo nessa época!

Para reforçar as defesas, nada melhor do que acrescentar na alimentação o bom e velho inhame. Sabem por quê? É branco - cor do Elemento Metal, e tem propriedades estimulantes do Sistema Imunológico que está associado a esse elemento, segundo a Medicina Tradicional Chinesa. Querem saber mais?

No site da Sônia Hirsch tem tudo sobre o assunto e algumas receitas deliciosas:


Para estimular o apetite pelo inhame aí vai uma receitinha da Sônia:

"Inhame Cozido no Vapor
Ponha alguns inhames com casca e tudo na parte superior da cuscuzeira, ou numa peneira sobre uma panela com água fervendo, e tampe. Depois de meia hora espete com o garfo para ver se estão macios. Nessa altura a casca solta com muita facilidade, basta puxar que sai inteirinha. É aí que o inhame tem o sabor mais simples e gostoso."

Minha sugestão: cortar o Inhame em rodelas e colocar manteiga ou azeite de oliva, e uma pitadinha de sal por cima. Huuuuummmm!!!!! Nham, nham....

Nenhum comentário:

Postar um comentário